sexta-feira, 29 de maio de 2015

43. Ramiro Relvas

“Estremoz”
Aguarela
23x18cm

350,00€

Ramiro Relvas nasceu em Paços de Brandão, no dia 4 de Maio de 1924. Faleceu a 7 de Fevereiro de 2005.
O Mestre, como era conhecido, desenhou e pintou a óleo, desde 1940, participando em dezenas de exposições, individuais e colectivas, por todo País.
Em colaboração com o Museu do Papel, esta exposição temporária foi uma iniciativa da associação CIRAC – Círculo de Recreio, Arte e Cultura, de Paços de Brandão que em 1978, criou a primeira Escola de Pintura de Paços de Brandão, na qual Ramiro Relvas foi o Mestre. 

Inaugurada no dia 2 de Julho de 2005, a exposição temporária contou com a presença de familiares, amigos e alunos de Ramiro Relvas.
A memória de Ramiro Relvas foi, simultaneamente, evocada no Café dos Artistas, realizado no museu, com depoimentos dos filhos do pintor, Dr. Samuel Relvas e Dr. Duarte Relvas, e do seu grande amigo, Mestre António Joaquim, que o considerava “um artista livre e não comprometido”.

Através das aguarelas de Ramiro Relvas, o mundo apresenta-se com paisagens viçosas, cheias de colorido e alegria, em suaves e límpidas manchas a que não falta um sopro da mais bela e repousante poesia: paisagens alegres, paisagens aliciantes que são toda uma evocação para os apaixonados nas belezas da natureza.”
Jaime Ferreira, Jornal Comércio do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário