sábado, 4 de junho de 2016

407. JORGE AZEVEDO

s/título
2015
Técnica mista s/ madeira
50x215cm

1.200,00€


Licenciado em arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto C.I.E.SA. da Árvore, desde muito cedo que Jorge Azevedo desenvolveu uma relação próxima com todo o tipo de criação manual associada à sensação das texturas e dos materiais. Embora fosse latente a tendência para interrelacionar a pintura e a escultura com o trabalho de projecto, Jorge Azevedo absorveu durante a sua formação, influências de uma forte componente artística que viriam a pautar o seu trajecto enquanto arquitecto e artista.
O gestualismo e o expressionismo abstracto da década de sessenta contribuíram para o inicio do seu percurso nas artes plásticas em 1983, enquanto estudante de arquitectura. Os seus primeiros desenhos e aguarelas reflectem a expressão plástica dos elementos ligados à arquitectura racionalista e ao estudo da mancha urbana como sensação cromática no plano, numa abordagem que denota um interesse focalizado na vertente artística do projecto em detrimento dos aspectos técnicos.
Intimamente ligada à linguagem arquitectónica, as obras plásticas de Jorge Azevedo encontram no minimalismo de Tadoo Ando e no racionalismo de Herzog, o equilíbrio das proporções e a geometrização dos espaços construídos. Como projectos de arquitectura transformados obras de arte, a sua pintura expressa o desenvolvimento de uma linguagem própria na via do tridimensionalismo experimentalista.
Elemento basilar na sua obra, a reutilização dos materiais obsoletos traduz a reinvenção de uma postura física e social, que conduz ao enlace entre a estética com a ecologia. Reflexo da sensibilidade do artista e do seu intuito transformador, cada peça reúne em si a história anónima dos vários materiais.
A madeira que deu à costa ou suportou a construção de um edifício e perdeu agora a sua utilidade, ganha uma nova dimensão enquadrada numa composição dinâmica em harmonia com o movimento do Universo.
As sensações cromáticas sugeridas complementam a riqueza afectiva da obra de Jorge Azevedo, transportando o espectador para referências, memórias e olfactos.

Tendo realizado diversas performances e exposições, a obra de Jorge Azevedo integra, actualmente, inúmeras colecções públicas e privadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário