quinta-feira, 9 de maio de 2019

449. CONSTÂNCIA NÉRY


"Quem planta jabuticaba, não pode colher cerejas!"
Óleo s/tela
70x50cm

5.850,00€

"Quem planta jabuticaba, não pode colher cerejas!"

Dito popular mostra a abelha a trabalhar arduamente no verão, enquanto a cigarra dorme e canta e, no inverno quer ter colheita igual à da abelha. Jabuticaba era produto popular, preço baixo. Cereja era requintada e cara.


Constância Nèry, nasceu e viveu 70 anos no Brasil. Reside no  Porto (Portugal), como cidadã portuguesa. Licenciada em Administração Educacional, pelo ISET–Instituto Superior de Educação e Trabalho - Portugal. Frequentou a Escola Superior de Propaganda, Diário da Noite, São Paulo, extinta em 1964. Fez carreira como publicitária nas multinacionais, Gessy-Lever/J.W.Thompson/Dennison-Propaganda/Pirelli Publicidade, entre  outras. Em parceria com o Diretor de Arte Cássio Mello, foi Diretora-Proprietária da Constata Propaganda até 1973, quando nasceu a filha do casal. Atuou como aluna-investigadora no Museu de Folclore, em São Paulo e cidades do interior, em alguns países da América do Sul, sob a direção dos Professores Rossini Tavares de Lima e Julieta de Andrade.  Foi responsável, como Colunista de Arte, pela página mensal, a cores, da Revista Vivre, "Arte Vivre Constância Nèry", a fazer ponte entre o leitor e o artista entrevistado, durante seis anos. Atuou no Shopping Journal e na Rádio Educativa - Arte. Membro do Conselho Consultivo da Sala do Artista - Cosem - Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Paraná. Desenvolveu projetos de proteção ao artista e ao poeta, respondendo como Diretora de Comunicação, a realizar exposições e eventos de poesia e arte nas entidades de classe: APAP-Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná; ELOS CLUB - Comunidade Lusíada; Membro efetivo da UBT-União Brasileira dos Trovadores. Ocupa a cadeira académica nº09 da Academia Paranaense de Poesia, patrono Paul Garfunkel, desde 2006.
Em Portugal, atualmente, desenvolve a pintura e textos poéticos e realiza curadoria para exposições coletivas com seus colegas contemporâneos e alunos. Faz parte da organização do evento "Portugal-Brasil a descoberta contínua", na sua quinta edição bem sucedida, sob a direção da ex-Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas - Maria Manuela Aguiar. Desde 1969 a pintura é sua atividade principal, que desenvolve com paixão, para ocupar lugar no acervo de colecionadores, em museus, livros de arte, livros didáticos e em galerias. Na poesia considera-se amadora, desde a infância, um ato de amor, sem remuneração, que exige muito estudo ainda. Em Portugal ilustra livros infanto-juvenil para a escritora Donzilia Martins. Obras no acervo de: Museus e Galerias em França, Suiça, Alemanha, Bélgica, Portugal, Estados Unidos, Israel, Brasil. Expõe, há mais de 30 anos, na Galeria J.Ardies (São Paulo-Brasil), no Musee Laporte (Paris-França); Musee Midan (Paris-França); Gina Gallery (Telavive-Israel); Galeria Vieira Portuense (Porto-Portugal);Solar do Rosário (Curitiba-Brasil), onde ministrou aulas de arte. Seu método de ensino “Um ponto e uma linha” incentiva o aluno a desenvolver o seu potencial criativo e a desenhar de forma inovadora e fácil a partir da primeira aula.
A obra de Constância Nèry, inserida no Catálogo Christie’s, Galeria de Londres (2010), é uma interpretação do magnífico Parque Barigui, que merece o texto poético de autoria da artista: "O céu abraça os prédios de moderna arquitetura e o casario histórico... O parque é circundado por casas e árvores centenárias; entre elas  os ipês amarelos dançam ao toque do vento; suas pétalas acumuladas desenham tapetes sobre o gramado. O largo rio, que atravessa o parque, é palco para os coloridos barcos, conduzidos por famílias e pelos casais de namorados em românticos passeios sob o sol generoso e festeiro. A sociedade curitibana, de todas as classes sociais, frequentam o parque, onde também são realizados eventos empresariais, de cinema, teatro, moda, arte, desporto, ou para os que procuram o simples descanso”.  Constância Nèry - 2019.

BIBLIOGRAFIA
1996 “L´Arbre et Les Naïfs” – Max Fourny – Ed. Arte et Industrie Paris – França
1996 – Auspician ArtBa-96   Buenos Aires - Argentina
1998 Arte Naif no Brasil – Jacques Ardies e Geraldo E. de Andrade – Empresa das Artes São Paulo
2001 “Brasil – Visão Artística” – APAP Curitiba – PR  
 Arte e Raízes – Brinquedos e Brincadeiras – Editora Moderna São Paulo – SP  
2003 – 28º Anuário de Criação de Sãol Paulo   - São Paulo – SP
2003 – Aquarela do Saber – Editora Brasil – São Paulo – Sp
2003 – Catálogo Geral do Acervo de Artes Plásticas do Centro Cultural Brasil Espanha de Curitiba – Curitiba-Pr
2004 – A Arte de Fazer – Editora Saraiva     -  São Paulo – Sp
2004 - Pintores Contemporâneos do Paraná – vol IV(10 obras)Fundação Solar do Rosário-Curitiba-Pr
2006 - Culinária Paranaense-Fundação Solar do Rosário – Curitiba - Pr
2006 – Vinheta “Ciranda”, na TV Educativa  - São Paulo – SP
2006/2007 – Obras Publicadas em diversos livros didáticos – Editora Moderna e Editora Saraiva-SPaulo-SP
2006/2007 – Gallery International Art Naïf – Telaviv -= Israel, Museè International d’Art Naïf (Paris) Museu Laporte (Paris), Galeria Jacques Ardies, São Paulo (Brasil), Galeria Vieira Portuense (Porto-Portugal)
2008/2009/2010 – idem
2011 – Livro “O Direito e a Arte” – Editado pela Fundação Solar do Rosário                               Curitiba-PR
2011 e 2013 – Livro da Bienal Mulheres D´Art do Museu Municipal de Espinho                        Porto-Portugal
Livro “Mulher em Movimento”-Congresso Mulher em Diáspora- Palácio das Necessidades – Lisboa – Portugal
Livro de Poesia Galeria Vieira Portuense Porto – 2012-2013 ............ poemas ......Portugal
Livros infant-juvenil, autora Dra. Donzilia Martins – 2009 a 2013 ......... Paredes - Portugal
Livro Arte Naïf – Fundação Solar do Rosário – Novembro 2014 ................Brasil
Livro 15º Ano da Unibrasil de Curitiba – Abril de 2015 -  Brasil
Livro da Exposição no Museu Municipal de Monção– Portugal
Livro da Exposição Coletiva no Castelo Dona Urraka - Galiza
Revista Gráfica – São Paulo – inserção de 10 obras - 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário