quinta-feira, 4 de junho de 2015

177. Abílio Guimarães

“Serra do Pilar”
Aguarela
31x24 cm

350,00 €

1944 – Nasce em Oliveira de Azeméis, a 13 de Fevereiro. 
1948 – Vai viver para o Bairro Herculano, freguesia da Sé, Porto.
1958 – Inicia, como aprendiz, a actividade de desenhador maquetista num atelier de publicidade. 
1962 – Conclui o curso de Pintura Decorativa na Escola de Artes Decorativas de Soares dos Reis.
1971 – Inicia funções docentes na Escola Preparatória Ramalho Ortigão.
1980 – Realiza a primeira exposição de pintura na Galeria Primeiro de Janeiro, no Porto. 
1985 – Sócio-fundador da Cooperativa Artistas de Gaia.
1994 – É convidado a expor a sua obra dedicada à Regata do Infante realizada no Porto, em vários locais, nomeadamente no Museu dos Transportes e Comunicações, Casa-Museu Teixeira Lopes, Câmara de Matosinhos e Oliveira de Azeméis.
1996 – A convite da Comissão promotora do Centro de Estudos Bento Carqueja, realiza uma exposição de pintura no Centro Cultural Português de Caracas, com a colaboração do Embaixador de Portugal na Venezuela.
1998 – A convite da Aporvela, captou imagens da Regata Vasco da Gama, organizada pela Cutty Sark e pela Aporvela, realizando um circuito de exposições, iniciado no Padrão dos Descobrimentos, com a colaboração da Câmara de Lisboa e do Museu dos Transportes e Comunicações no Porto.
1999 – A convite do Gabinete Português de Leitura do Brasil r ealiza nas suas instalações, no Recife, uma exposição de pintura subordinada ao tema “500 anos do Descobrimento do Brasil”.
2004 – Quinta de Bonjóia – lançamento do livro de poemas e aguarelas “O Porto nas Nossas Mãos”.
2005 – A convite da “Famoa” realiza no Salão Nobre de Oliveira de Azeméis uma exposição de pintura subordinada ao tema “Imagens do passado”.
2006 – Dom Tonho - PortoA convite da Fundação La-Salette realiza, em Oliveira de Azeméis, a exposição "O Parque nas nossas mãos".
2007 – A convite do Portuguese Instructive Social Club (PISC), realiza em Elizabeth, New Jersey, Estados Unidos da América, a exposição "ALMA LUSITANA" integrada nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, organizadas pelo PISC, e no programa Pontes de Cultura, promovido pelo Instituto de Cultura Ferreira de Castro.
2008 – Exposição "Recantos da Pateira" - Fermentelos. Gulpilhares - "Senhor da Pedra - Um Olhar" - Lançamento do livro com o Dr. Barbosa da Costa e exposição de pintura. Exposição na Quinta da Boeira - Vila Nova de Gaia.
2009 – Exposição "Nunca te direi adeus, Pateira!" - Município de Águeda.

Sem comentários:

Enviar um comentário