sexta-feira, 8 de abril de 2016

405. JAIRVCARDOSO

"E o Teu?"
série “PORCARIA”
Acrílico s/tela
100x120cm

9.800,00€

OBRA da "SÉRIE PORCARIA" 

Utilizar o tema “PORCARIA“ para desenvolver uma série de pinturas, foi um “gancho”, uma metáfora para tratar de um tema que me inquieta: a BANALIZAÇÃO.
Assistir a matança de um porco, fato frequente no meio rural, fato folclórico, tradicional e fonte de sustento das pessoas, para mim foi extremamente chocante.
Ver um animal desesperado e consciente da eminente morte. Os gritos de pavor. A impotência diante de um grupo de pessoas, que amarram-no, amordaçam-no e executam-no. Sendo queimado para a esfola sem estar completamente morto.
Não estou questionando o ritual, a tradição.
Alerto que um ato que é banalizado para uns é um tremendo choque para um desacostumado.
Toda a banalização é perigosa.
A banalização exclui a crítica, exclui o critério moral.
Banalizados pelos carrascos foram os assassinatos do holocausto, os actuais assassinatos em guerras, a aceitação de políticos corruptos, o desrespeito pela natureza, e por aí vai… infelizmente.
Repito… não julgo a tradição.
Choca-me toda a banalização e o perigo que traz consigo.
Ironizo e ponho no meu trabalho o convívio e a loucura dos relacionamentos do mundo em que vivemos.

JairVCardoso



JairVCardoso é um arquitecto e artista plástico luso-brasileiro que, desde cedo, se apaixonou pelas artes plásticas, o que suscitou a sua curiosidade pelos grandes mestres.

Em 2013 expõe em Portugal, nos espaços culturais “Tinturaria”, na Covilhã e “Moagem”, no Fundão, apresentando a série “PORCARIA”. Nesta série, através da pintura figurativa tradicional, o artista coloca o seu olhar crítico sobre o quotidiano, tratando os perigos da banalização, tema central da sua obra.

1 comentário: