sexta-feira, 5 de junho de 2015

247. Domingos Júnior

desenho e pintura
90x70 cm

1.450,00€


Nascido em Moçambique em 1950 na cidade de Lourenço Marques (atual Maputo), frequentou aí o núcleo de Arte sob a orientação do pintor António Quadros entre 1964 e 1968.
Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), tendo finalizado os três primeiros anos do curso, na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP).
Foi docente das disciplinas da área de Expressão Plástica do 2º ciclo do Ensino Básico desde 1978 a 2013, ano em que se reformou.
Foi docente em acumulação, na ESAP entre 1990 e 2004, onde lecionou as disciplinas de Arquitetura Contemporânea de Modelos II, Arquitetura I e Trabalho de Projeto (6º ano).
Durante os anos de 2001 a 2007, foi docente requisitado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), nos cursos de Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo, Arquitetura Paisagista e Engenharia Ambiental, onde lecionou as disciplinas de Expressão Plástica, Metodologia da Expressão Plástica, Manualidades Educativas, Teorias e Técnicas da Criatividade, História de Arte, Desenho, Urbanismo e Organização Biofísica do Território.
Exerceu Arquitetura desde que se formou em empresas e atelier próprio.   Participou na exposição coletiva de Arquitetura - 10 anos da CESAP - em 1993.
Menção honrosa, conjuntamente com o Arquiteto Helder Colmonero, no concurso público para recuperação de edifício para APDL - Matosinhos.
No decorrer da sua atividade profissional, expôs os seus trabalhos de pintura e desenho em mostras coletivas de professores, da qual se destaca a exposição no Castelo de São João do Porto em 1999.
Expôs individualmente pintura em 1995, em Vila Real, na Galeria do Centro de Turismo.
Realizou uma Pós-Graduação em Reabilitação de Centros Urbanos, integrado no Projeto 11 da UNESCO - O Homem e a Biosfera, em 1995.
Foi diretor-adjunto, das edições Cadernos da ESAP e do jornal O Cubo.
Realizou a parte curricular de Doutoramento, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Valladolid, no Biénio de 1997/1998.
Foi Comissário das exposições e Coordenador, na UTAD, do IV Festival Internacional do Filme Cientifico, em 2002.
Frequentou duas formações em Ilustração Cientifica, sob orientação do mestre Fernando Correia e organizado por CIIMAR/UP, e expôs os seus trabalhos coletivamente na Galeria dos Leões, em 2010.

Realizou uma exposição intitulada "Colagens Moralistas”, na Galeria Olga Santos, em Outubro de 2013, no Porto.
Participou numa exposição colectiva "(Con)Tributos da Liberdade a Joan Miró" na Galeria Olga Santos, em Maio de 2014 e na exposição colectiva de pintura, fotografia e escultura, intitulada ”Arte nas Termas”, nas Termas da Curia Resort, de 15 de Agosto de 2014 a 7 de Setembro na, em parceria com a Galeria Olga Santos.
Participou também no VIII VERA World Fine Art Festival, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, que se realizou de 16 a 21 de Setembro de 2014, numa parceria com a Galeria Olga Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário