quinta-feira, 11 de junho de 2015

353. Lídia Martinez

“Mulher”
Guache
34x29 cm

370,00€


LIDIA MARTINEZ
Lídia Martinez nasce em Lisboa em 1952. É diplomada pela Escola de Artes Decorativas António Arroio. Estuda com o Mestre Lagoa Henriques na Escola Superior de Belas-Artes e finaliza o curso de Pintura já em Paris.

Diploma-se igualmente em mímica-teatro gestual na escola Magénia, com a mestra polaca Ella Jaroscewicz. Expõe as suas obras desde 1970, fazendo mais de dezoito exposições, individuais e colectivas, tanto na Europa como nos Estados Unidos.
Estudou dança no Conservatório e na Escola da Opera de S. Carlos (Lisboa). Formou-se na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em pintura decorativa. Frequentou a Escola Superior de Belas-Artes (Lisboa e Paris) e diplomou-se em Mimíca na escola Magénia ( Paris, Polónia).
Autora, coreógrafa, performer, criou mais de 50 peças desde 1981. Expôs igualmente em Portugal, França e USA.
Embaixadora da dança francesa durante o «made in France», 1989, dançou no American Dance Festival e no Jacob’s Pillow.
Viveu em NY, onde apresentou os seus trabalhos no Center Dia for the Arts, Drawing Center, Gowanou’s Arts Exch.,  Judson Church, Studio One.

Representou a dança portuguesa duas vezes no Centro Georges Pompidou (1997/98).
Dançou no CCB, Festival de Almada, Festival da Fábrica, O Bando, Balleteatro, Porto Capital da Cultura, Festival de Teatro Português em França, Ano Inesiano, Teatro Nacional S. João, Teatro Le Vanves, Fundação Calouste Gulbenkian, Mandapa, entre outros.

Artista plástica, LM exibiu as suas obras em diferentes espaços:
Sociedade Nacional Belas-Artes, Mairie de Paris, Galerie Etienne de Causans, Miramas, Instituto Camões em Paris, studio one, NY, Galeria Paço de Arcos, Espaço 6 B em St Denis, Consulado de Portugal em Paris.


Tradutora e poeta, editou dois livros em Portugal nas edições Ulmeiro, «Cartas de Amor de Pedro e Inez», «um amor perfeito».

Sem comentários:

Enviar um comentário